3 dicas práticas para você render mais no trabalho

É preciso cuidado para que o fluxo de novidades não prejudique nossa capacidade de concentração e desempenho

Via : A Magia do Mundo dos Negócios

Publicado: quarta-feira, 14 junho, 2017 às 16:48
Dicas para aumentar a produtividade no trabalho
O profissional que fará a diferença é aquele capaz de resolver problemas complexos, o que só é possível com foco

Um estudo recente feito pela Deloitte nos Estados Unidos revelou que, no país, a quantidade média de verificações do celular é de 46 vezes ao dia, aumentando para 74 na faixa dos 18 aos 24 anos.

Se, por um lado, o acesso facilitado à informação nos traz diversos benefícios – como oportunidades de aprendizado, comunicação instantânea e conexões com pessoas e instituições do mundo todo – por outro, devemos cuidar para que o constante fluxo de novidades que chega até nós não prejudique nossa capacidade de concentração e consequentemente nosso desempenho.

Segundo Cal Newport, cientista da computação e professor na universidade de Georgetown, checar nossos dispositivos com tanta frequência pode comprometer nosso desempenho profissional. De acordo com Newport, a ideia de produtividade “multi-tarefas” é errada, pois nosso cérebro, ao mudar de uma tarefa para a outra, mantém parte da nossa atenção na atividade original, o que acaba afetando nossa performance na nova atividade.

Em seu livro “DeepWork – Rules for focusedsuccess in a distracted world”, o autor analisa a importância de nos mantermos livres de distrações para sermos capazes de realizar o que ele chama de “trabalho profundo”, o tipo de trabalho que requer grandes quantidades de concentração e que tem resultados mais relevantes – como realizar um planejamento estratégico, avaliar resultados estatísticos ou até mesmo se aprofundar em uma leitura importante. O oposto, portanto,de “trabalhos rasos”, que são mais fáceis de realizar e exigem pouca atenção.

E por que é importante conseguir se focar e realizar “trabalho profundo (deepwork)”?

Porque com a evolução da tecnologia, cada vez mais trabalhos rasos serão automatizados e realizados por máquinas e computadores. O profissional que fará a diferença no futuro será aquele capaz de resolver problemas complexos, o que só é possível fazer com foco.

Sendo assim, o autor recomenda as três estratégiaspara aumentarmos nosso foco:

  1. Agende suas distrações

Ao agendarmos nossas distrações durante o dia, somos capazes de nos manter concentrados por períodos maiores de tempo, sem interrupções, ao invés de alternarmos constantemente entre telas e tarefas.

  1. Tenha um ritual de trabalho profundo

Cal recomenda que as sessões de trabalho profundo sejam consistentes durante o dia e a semana. O melhor horário para isso, segundo ele, é de manhã cedo, quando ainda não precisamos lidar com e-mails e interrupções constantes, e temos o tempo e o silêncio necessários para nos concentrarmos melhor.

Porém, como pessoas possuem ritmos de vida e energia diferentes, o recomendável é que cada um encontre o momento em que funcione melhor e realize o“trabalho profundo” nesse período, aproveitando ao máximo seu nível de energia e produtividade.

A técnica Pomodoroé uma excelente forma de agendarmos nossas distrações e desenvolvermos um ritual de trabalho profundo.

A técnica consiste em agendar períodos de 5 minutos de distração e descanso a cada 25 minutos ininterruptos de trabalho.

Após 4 repetições deste ciclo, um descanso mais longo, de 15 a 30 minutos, pode ser realizado.

Existem diversos aplicativos e sites que podem ser utilizados para aplicar a técnica no seu dia-a-dia, incluindo aplicativos que bloqueiam o acesso do seu celular à internet durante o período de trabalho – como o Forest (https://www.forestapp.cc/en/).

  1. Desligue-se ao final do dia

 Finalmente, o autor sugere que façamos uma sessão de desligamento ao final de cada dia, anotando tudo o que precisamos fazer no dia seguinte, e os passos que iremos tomar para realizar estas atividades.

Ao anotarmos, transferimos os pensamentos da cabeça para o papel, o que traz dois benefícios: dormimos mais calmos e com menos pensamentos gerando ruído em nossa mente, e nos planejamos melhor para as tarefas do dia seguinte.

Mais do que apenas psicológico, uma boa noite de sono é essencial para que nosso corpo restaure nossa capacidade de concentração para o próximo dia que virá.