Copa do Mundo oferece oportunidades para fidelizar clientes

Entretanto, é necessário ter um canal estreito de comunicação com o consumidor

Via : administradores.com

Publicado: quarta-feira, 20 junho, 2018 às 19:00
Para abrir portas é necessário ter um canal estreito de comunicação com o consumidor e entender seu perfil de comportamento.

A Copa do Mundo é uma data esportiva que oferece inúmeras oportunidades a diversos setores, principalmente aqui no Brasil. A euforia dos torcedores e o apreço pelo evento em si abrem portas, para que as empresas possam aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Entretanto, para isso, é necessário ter um canal estreito de comunicação com o consumidor e entender seu perfil de comportamento.

A comunicação omnichannel é uma ferramenta valiosa para se aproximar da sua base de clientes nesse momento. Ferramentas como SMS, e-mail marketing e torpedo de voz ajudam na divulgação de campanhas promocionais e estimulam respostas do usuário final. Essas ferramentas podem trabalhar a comunicação de forma integrada utilizando diversos canais e atendendo a diversos objetivos. Com um fluxo iniciado pelo cliente por meio do SMS, posteriormente migrando para o Facebook Messenger, o cliente consegue realizar o pedido, recebe a confirmação de compra por e-mail e um flash SMS como lembrete da compra, para essa situação, podemos citar como exemplo um delivery de cerveja.

Desse modo, toda a programação do fluxo acontece no mesmo ambiente, sem a necessidade de integrações complicadas, ou seja, o usuário final consegue realizar o pedido numa interface de utilização simples e a empresa cria um novo canal para ativação de vendas, com custo baixo, e ainda tem uma base segmentada por preferências, que pode trabalhar em outras ações.

Por outro lado, se a ideia é vender um produto, a empresa pode oferecer descontos por meio de códigos promocionais que, além de facilitarem a vida do usuário, rendem ótimas métricas para análises pós-campanha. Ao oferecer um código promocional de uma camisa da seleção brasileira, a loja consegue identificar qual o perfil dos clientes que concretizaram a compra e quais não foram impactados pela ação.

*Marcelo Ramos é presidente da Infobip no Brasil, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, com uma receita anual de US$ 430 milhões.