icone_abrir icone_avancar icone_baixar icone_fechar icone_lupa icone_noticias icone_oculos icone_proibido icone_site icone_telefone icone_voltar

MANUAL DE GOVERNANÇA, GESTÃO E CONTROLE DE SOFTWARE. BAIXE GRÁTIS

botao-importante

A COMPROVAÇÃO DA REGULARIDADE DO USO DO SOFTWARE SE FAZ ATRAVÉS DA LICENÇA DE USO, BEM COMO DO DOCUMENTO FISCAL (CONTRATOS E NOTAS FISCAIS), NOS TERMOS DO ARTIGO 9O. DA LEI 9.609/98. CONFORME ESTABELECE A LEI DE SOFTWARE (LEI 9.609/98), NO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 9O., A NOTA FISCAL DE AQUISIÇÃO PODE SERVIR COMO COMPROVAÇÃO DA REGULAR UTILIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COMPUTADOR, NA EVENTUAL INEXISTÊNCIA DE UM CONTRATO DE LICENÇA DE USO. NO ENTANTO, PARA QUE TAL POSSIBILIDADE SE APLIQUE, É INDISPENSÁVEL QUE A NOTA FISCAL DESCREVA EXPRESSAMENTE QUANTOS E QUAIS PROGRAMAS FORAM ADQUIRIDOS,

ISOLADAMENTE OU PRÉ-INSTALADOS EM UM HARDWARE. CASO CONTRÁRIO, NÃO SE APLICARÁ TAL PRERROGATIVA. PORTANTO, AO ADQUIRIREM UM NOTEBOOK OU UM DESKTOP COM PROGRAMAS PRÉ-INSTALADOS, FIQUEM ATENTOS QUANTO AO CONTEÚDO DA NOTA FISCAL, POIS, SE NA MESMA NÃO ESTIVEREM DESCRITOS OS PROGRAMAS ADQUIRIDOS, NÃO HÁ COMO SE PROVAR A REGULARIDADE DOS MESMOS. RECOMENDA-SE QUE O USUÁRIO DO SOFTWARE CONSERVE TODOS OS DOCUMENTO FISCAIS DURANTE TODO O PERÍODO DE SUA UTILIZAÇÃO PARA SUA SEGURANÇA.”

UTILIZE APENAS SOFTWARE ORIGINAL!
VEJA ALGUMAS DICAS VALIOSAS PARA O GERENCIAMENTO DE ATIVOS DO SEU NEGÓCIO:

  • TRABALHE DE ACORDO COM AS LEIS E FORA DO PERIGO
    DE MALWARES E VÍRUS QUE CAUSAM PREJUÍZOS.
  • CRIE UM LOCAL PARA GUARDAR EVIDÊNCIAS DE COMPRAS, COMO NOTAS FISCAIS E CÓPIAS DE CONTRATOS.
  • Mantenha o levantamento atualizado e detalhado de suas licenças para um melhor controle de seus ativos, pois isso garantirá melhores decisões de investimento.
  • Sempre compare o seu auto inventário com o seu histórico de compras para garantir a conformidade do seu ambiente. Caso haja desconformidade, garanta a aquisição das licenças necessárias. *Existem ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para te ajudar neste controle.
  • Conheça sua cadeia de fornecedores e certifique-se que são empresas que atuam de forma leal e sustentável.
  • Monte um plano de ação. Seu parceiro de TI ou o próprio fabricante de software podem te ajudar neste levantamento e controle. Abaixo uma sugestão:
  • Baixe gratuitamente o Manual ABES de Gerenciamento de Software. Esse download, nós incentivamos!

SUGESTÃO DE PLANO DE AÇÃO

ATÉ 30 DIAS

FAÇA UMA ANÁLISE DE MATURIDADE DE SUA GESTÃO DE ATIVOS E DEFINA UM PLANO PARA COBRIR AS NECESSIDADES PRIORÍTÁRIAS.

DEFINA A LINHA DE BASE DE ATIVOS (SOFTWARE, HARDWARE E CONTRATOS) DE SUA EMPRESA.

ATÉ 90 DIAS

ANALISE E SELECIONE OS FORNECEDORES QUE IRÃO PERMANECER COMO ESTRATÉGICOS.

IDENTIFIQUE QUAL ÁREA PODERÁ SUPORTAR A GESTÃO DE ATIVOS.

DEFINA O CATÁLOGO/CARDÁPIO DE SOFTWARE DE SUA EMPRESA.

RECORRENTE

IMPLEMENTE O PDCA DE GESTÃO DE ATIVOS PDCA = PLANEJAR (PLAN) ESTABELECER OS OBJETIVOS E PROCESSOS. EXECUTAR (DO) IMPLEMENTAR O PLANO, EXECUTAR O PROCESSO, FAZER O PRODUTO. VERIFICAR (CHECK) ESTUDAR O RESULTADO ATUAL E COMPARÁ-LO. AGIR (ACT) TOMAR AÇÕES CORRETIVAS. DETERMINAR ONDE APLICAR AS MUDANÇAS QUE INCLUEM A MELHORIA DO PROCESSO OU PRODUTO. FAÇA UMA VEZ A CADA SEMESTRE UMA ANÁLISE DE CONFORMIDADE.

postit