7 hábitos para começar a ser empreendedor ainda hoje

Ser empreendedor é muito mais que apenas ter o próprio negócio. É um estilo de vida, uma forma de enxergar a vida e o mundo

Via : Administradores.com

Publicado: terça-feira, 15 maio, 2018 às 18:30
habitos-para-comecar-empreender
Quanto mais você administra seu tempo, mais tempo tem para se desenvolver como profissional

Seus hábitos diários dizem quem você é. Então, se você deseja ser um jovem empreendedor, comece a desenvolver hábitos que te aproximarão de seu objetivo. A  LIGA JOVEM EMPREENDEDOR selecionou 7 dicas práticas – testadas e aprovadas! – para você se tornar empreendedor. O segredo é: aprender e colocar em prática.

1. Leia muito

Priorize a leitura de livros relacionados à gestão e conhecimentos técnicos, ou seja, aprendizados que te ajudarão a desenvolver seu perfil empreendedor e te prepararão para assumir seu próprio negócio. Se você ainda não tem o hábito da leitura, pode começar a aprender com podcasts enquanto realiza outra atividade, como ir à academia ou no caminho para a faculdade. O ResumoCast é uma ótima opção, pois oferece conteúdo novo toda semana sobre livros de negócios e empreendedorismo, com duração média de 30 minutos. E o melhor: é gratuito!

2. Eduque-se financeiramente

Um dos fundamentos de nosso manifesto é: empreenda a si mesmo antes de empreender uma ideia ou um novo negócio. Isso inclui saber gerir suas finanças pessoais antes mesmo de almejar um aporte financeiro de um investidor anjo para iniciar sua startup. Educação financeira não é o tipo de aprendizado que se encontra com facilidade na escola ou faculdade. Então, mesmo que o sistema de ensino não te proporcione isto, seja proativo e busque por si mesmo. Aqui vai uma superdica para incorporar no seu dia a dia: comece a ler um livro sobre educação financeira – coloque tudo em prática. Fazendo isso você já começará a desenvolver os dois primeiros hábitos.

3. Seja bem informado

Mas fique atento às informações que consome. Um bom empreendedor precisa ter senso crítico e saber pesquisar informações nas fontes corretas. Cresce todos os dias a quantidade de informações falsas circulando na internet e, se não estiver atento, você poderá ser enganado com facilidade. Ser bem informado será o primeiro passo para a tomada de decisão no seu empreendimento.

4. Otimize o uso de seus recursos

Recursos são todas as ferramentas que você tem disponíveis para utilizar, sejam eles tangíveis ou intangíveis. Dinheiro, materiais e produtos são exemplos de recursos tangíveis, ou seja, você pode tocar/ver. Tempo, conhecimento e network são exemplos de recursos intangíveis, significa dizer que, não é possível tocar/ver. Otimizar é, no sentido da palavra, tornar algo bom em ainda melhor. Para otimizar o uso de seus recursos, você precisa começar a analisar tudo o que ocorre ao seu redor. Uma pergunta-chave que pode ajudar é questionar: o que eu faço/uso/tenho hoje que poderia me dar melhor resultado se eu utilizasse de forma diferente? Depois dessa análise, comece a moldar seus hábitos de acordo com sua resposta.

5. Administre seu tempo

Ainda falando sobre recursos: seu tempo é um recurso limitado e esgotável, aceite isso. Você não pode acrescentar horas ao seu dia, mas você pode administrá-las para que trabalhem a seu favor. Quanto mais você administra, mais tempo tem para se desenvolver como profissional, planejar seu futuro negócio ou criar um produto novo.

6. Use seu networking

Acredite, você já tem um. Networking é a rede de contatos que você tem disponível para acioná-la. Seus amigos, parentes, colegas de trabalho e vizinhos formam sua primeira rede de contatos e, nada melhor que começar a se aprimorar desde já. Lembre-se sempre de oferecer ajuda e informações pertinentes ao que cada um deles necessita. Assim, eles te apoiarão quando for preciso.

7. Crie algo novo

Pode ser uma música, um desenho, um vlog ou um protótipo de produto. O mais importante é aprimorar sua criatividade. Essa característica é fundamental para quem deseja empreender, seja qual for o segmento de mercado. O mundo está cheio de problemas e os melhores empreendedores são aqueles que conseguem resolvê-los através de soluções criativas.

Comece hoje mesmo a praticar os hábitos acima e você verá os resultados positivos surgindo. Não é mágica, é prática.

Texto originalmente publicado em www.ligajovemempreendedor.com