Dica de empreendedorismo: 10 características de franquias odontológicas de sucesso

São características indispensáveis das franquias odontológicas de sucesso e escolha a opção correta

Via : Terra.com

Publicado: quarta-feira, 14 fevereiro, 2018 às 10:00
A imagem da marca é tudo. É a primeira coisa que o paciente enxerga, antes de se tornar um cliente assíduo

Você sabe dizer por que algumas marcas possuem tanto sucesso e outras fracassam logo de início?

A verdade é que alguns aspectos contribuem para o sucesso de qualquer negócio, e com as franquias odontológicas não poderia ser diferente.

Então, veja aqui as 10 características indispensáveis das franquias odontológicas de sucesso e escolha a opção correta.

1. Marca possui autoridade no mercado

Em primeiro lugar é preciso investir em uma franquia odontológica com marca consolidada e que tenha pleno conhecimento do mercado. Trabalhar com um modelo já testado e comprovado aumenta as chances de resultado do negócio.

2. Está devidamente registrada na ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização das franquias no Brasil. Ela dispõe de prêmios para reconhecimento das melhores franquias do país, como o Selo de Excelência. Verifique se a marca escolhida é uma associada e foi devidamente reconhecida pela ABF.

3. Fornece suporte aos franqueados

As franquias odontológicas de sucesso dão suporte a seus franqueados em toda a duração do contrato, desde a implantação do consultório até a administração. Contar com esse apoio ajuda a diminuir a desistência dos franqueados e contribui para o crescimento de toda a rede.

4. Tem uma identidade visual bacana

A imagem da marca é tudo. É a primeira coisa que o paciente enxerga, antes de se tornar um cliente assíduo. Por isso as franquias odontológicas de sucesso possuem uma identidade visual bem trabalhada, moderna e sincronizada em todas as suas unidades.

5. Bom retorno do investimento

6. Prazo de retorno não muito alto

O tempo que você leva para recuperar o investimento também não deve ser muito grande. Imagine levar vários anos para começar a lucrar com o negócio. Você tem de se manter e para isso precisa gerar lucro com o consultório. Então, garanta que o retorno do investimento da franquia escolhida não ultrapasse os 36 meses.

7. Trabalha com processos bem definidos

Para manter o padrão e a qualidade dos serviços da rede, as franquias odontológicas de sucesso devem trabalhar com processos bem definidos. Todas as unidades devem compreender os valores da marca e seus padrões de atendimento, gestão e etc.

8. Define metas claras e tangíveis

Uma franquia odontológica de sucesso precisa se comprometer com o crescimento de toda a rede. A melhor forma para fazer isso é definir metas de crescimento e expansão. Porém, uma rede de sucesso define objetivos claros e tangíveis, ou seja, metas conhecidas por todos os franqueados e que realmente possam ser alcançadas.

9. Preocupa-se com as pessoas

Os serviços odontológicos representam a saúde das pessoas, bem-estar e autoestima. Por isso, é importante que a franquia odontológica não esteja preocupada apenas em gerar lucros. Logicamente, o dinheiro é importante e ajuda a fazer muitas coisas. Mas o foco da rede deve ser atender bem seus clientes e auxiliar seus franqueados.

10. Tem Programas de incentivo

Na Convenção de Franqueados ORTOPLAN, por exemplo, os franqueados são premiados. A ORTOPLAN é a primeira franquia a criar um Programa de incentivo inovador, o Prêmio Superar, pretende reconhecer e parabenizar os Franqueados pelas boas práticas em sua Unidade, na gestão do negócio, no trabalho em equipe e na comunidade/cidade a que pertence, ao invés das punições. Premiações garantem confiabilidade, uma vez que os pacientes confiam mais no trabalho do profissional premiado e o franqueado tem incentivos para manter a sua clínica bem posicionada.

Agora que você já conheceu as principais características de franquias odontológicas de sucesso, não perca mais tempo. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça melhor o nosso modelo de negócio.